4 MOTIVOS PORQUE OS GATOS ARRANHAM MÓVEIS

É comum chegarmos à casa de tutores de gatos e encontrarmos o sofá, as cadeiras, e outros móveis da casa com “marcas especiais” deixadas pelos felinos. Arranhar é um comportamento natural e necessário para essa espécie. Mas afinal, você sabe o porquê desse comportamento? A seguir explicamos os quatro motivos principais para os bichanos arranharem os móveis.

1- Marcação territorial: arranhar deixa sinais visuais e olfativos.
Além de deixar pedacinhos de unha e causar desgaste no móvel deixando marcas visuais, os gatos possuem glândulas interdigitais que depositam feromônios no local que está sendo arranhado. Marcar o território é necessário e importante pro seu bichano  se sentir seguro no ambiente dele. Falamos mais sobre a marcação territorial dos felinos aqui.

2- Afiar as garras: arranhar ajuda na manutenção das unhas.
Outro motivo pelo qual os gatos arranham superfícies é que isso os ajuda a eliminar as sujidades e as partes velhas e quebradiças da unha, mantendo-as sempre afiadas. Lembre-se de que na natureza unhas bem-cuidadas e afiadas são importantes para que o felino possa se proteger, caçar e escalar.⠀⠀⠀⠀

3- Alongar os músculos: arranhar ajuda a manter a flexibilidade.
Como animais ágeis e flexíveis que são, os gatinhos precisam se alongar com frequência para manter a sua saúde. Dorminhocos por natureza, os felinos possuem uma sabedoria que muitas vezes falta a nós humanos: eles se alongam com frequência, principalmente após acordarem. Até por isso é tão comum arranharem as superfícies próximas de onde costumam dormir.

4- Por falta de opção: por não possuírem um arranhador adequado.
Sim! Pois o seu gato poderia estar arranhando um arranhador e não o seu sofá. É totalmente possível ensinar o felino a usar o arranhador que desejamos desde que ele agrade o bichano. Alguns animais vão preferir arranhadores verticais, outros horizontais e outros em rampa. A localização dos arranhadores também é importante. Os peludos costumam arranhar mais em locais próximos de onde dormem, para se alongar e em passagens entre os cômodos e entradas e saídas da casa, para marcar o território. Cada felino vai ter seu material preferido para arranhar, alguns gostam mais de tapete, outros de papelão, outros de sisal e outros de madeira. Esses são os materiais que normalmente estarão presentes nos arranhadores comerciais, mas também é possível improvisar com algo do material que seu pet já gosta de arranhar.

Ás vezes fornecer o arranhador adequado pode não ser o suficiente se o seu gatinho já está acostumado a arranhar no local indesejado. Nesse caso é ainda mais importante recompensar o seu pet sempre que arranhar no local desejado com carinho e petiscos. Também pode ser útil cobrir o móvel com um material que não seja atraente para arranhar (como plástico, por exemplo) até que o bichado esteja bem familiarizado com o novo arranhador, mas lembre-se de só fazer isso depois de já ter fornecido outros arranhadores que o seu gato aprecie. Nunca brigue com seu animal por arranhar no local errado, isso somente poderia deixá-lo ansioso, fazer com que ele arranhe escondido de você e, em alguns casos, até reforçar o comportamento indesejado pelo fato dele ter recebido a sua atenção.

Após entender a importância desse comportamento para o seu amigo peludo, esperamos que você aceite a sua necessidade, não brigue com o seu gato por arranhar e forneça vários arranhadores adequados para o seu pet. E, se mesmo com as dicas o comportamento de arranhar em locais inadequados persistir, busque um profissional especialista em comportamento felino pra te ajudar nessa missão!