Image module

Medicina Veterinária Comportamental

 

A medicina veterinária comportamental é uma especialidade da medicina veterinária que visa à abordagem integrada da saúde animal, avaliando tanto os problemas físicos, quanto os emocionais e comportamentais. Isso porque muitos problemas comportamentais podem estar relacionados, por exemplo, a dor, disfunções neurológicas e desequilíbrios hormonais, e por isso diagnosticar possíveis patologias fisiológicas é essencial para um tratamento eficaz. Considerando que o comportamento é a expressão externa das emoções, o médico-veterinário comportamentalista busca a relação entre as patologias fisiológicas e os estados emocionais do animal, avaliando o seu papel no estabelecimento e desenvolvimento do problema comportamental, para a partir disso traçar o melhor protocolo terapêutico para o paciente. O tratamento dos problemas comportamentais é realizado de forma multidisciplinar, uma vez que o médico-veterinário comportamentalista poderá colaborar com o médico-veterinário clínico geral e especialista do animal, assim como auxiliar no direcionamento do adestrador, e essa abordagem com múltiplas frentes promoverá um tratamento mais efetivo. O alvo final é melhorar a saúde e o bem-estar do paciente, devolvendo a qualidade de vida às famílias e seus animais.

 

Histórico

 

Também conhecida como Zoopsiquiatria e Etologia Clínica, a medicina veterinária comportamental começa a sua história durante a década de 60, com o início do estudo da correlação entre a clínica médica veterinária e o comportamento animal por alguns veterinários. No ano de 1978 foram realizadas as primeiras reuniões do atual Colégio Americano de Veterinários Comportamentalistas (ACVB) , que foi oficialmente fundado apenas em 1993. Em 1997, foi fundado a Sociedade Europeia de Etologia Clínica Veterinária (ESVCE), em 2000, a Associação Veterinária Latino-Americana de Zoopsiquiatria (AVLZ), e em 2002, o Colégio Europeu de Bem-estar Animal e Medicina Comportamental (ECAWBM). No Brasil, a Sociedade Brasileira de Etologia (SBEt) começa a se reunir em 1983, sendo oficialmente fundada apenas em 1992. A Associação Médico-Veterinária Brasileira de Bem-Estar Animal (AMVEBBEA) foi fundada em 2005, e a Associação Brasileira De Medicina Veterinária Comportamental (ABMeVeC), foi fundada em 2017.

 

Medicina Veterinária Baseada em Evidências

 

A medicina veterinária comportamental deve ser realizada com base em evidências científicas. Sendo uma especialidade tão jovem, novas descobertas são realizadas diariamente e é de extrema importância que o profissional que trabalha nessa área, além de possuir experiência clínica, esteja em contato constante com as descobertas científicas atuais, sabendo como buscar, interpretar e aplicar os dados científicos para o melhor tratamento de cada paciente.