O PRIMEIRO BANHO DO CÃO – Parte 1

Quando falamos do primeiro banho de um cão há várias perguntas vem à mente do tutor. Quando posso dar o primeiro banho no meu filhote? Que produtos devo usar? Com que frequência ele deve tomar banho? Ele tem que estar vacinado?  A gente sabe que quando o tutor leva para casa aquela bolinha fofa de pelo, vulgo filhote, tem muito amor envolvido e com ele o desejo de fazer o melhor pelo novo pet. Por isso, preparamos algumas dicas sobre como tornar o primeiro banho do seu cachorro uma experiência positiva e divertida.

 

Quando?

Os filhotes de cães não devem ser separados de suas mães e irmãos antes dos dois meses de idade. Passar os primeiros dois meses de vida com uma mãe saudável e equilibrada e na companhia dos irmãos é muito importante tanto para a saúde física quanto mental do seu pet. Sendo assim, o banho deve esperar até os dois meses e até que seu cachorro tenha se adaptado à sua casa e família. Caso o filhote tenha sido adotado de situação de maus-tratos ou tenha perdido sua mãe ele pode não ter a oportunidade dessa convivência com sua família animal, mas ainda assim é aconselhável aguardar até os dois meses para dar o primeiro banho sempre que possível (considerando aqui exceções em situações especiais em que o filhote é encontrado extremamente sujo, podendo ter a sua saúde prejudicada). Filhotes muito novos que estão sujos podem ser limpos com um pano úmido com água morna e depois secos com uma toalha, devendo ser mantidos aquecidos durante todo esse processo.

Além de ter dois meses, precisamos considerar também que o cão deve ter recebido a primeira vermifugação e as primeiras vacinas, e/ou que a vacinação tenha ocorrido há pelo menos duas semanas. Já que a experiencia do primeiro banho pode significar uma queda de imunidade do pet devido à novidade e ao possível estresse decorrente dela, o que poderia prejudicar a efetividade da vacina quando ocorrer imediatamente antes ou até duas semanas após a vacinação.

 

Onde?

Em casa!!! Por favor, não cometa o erro de dar o primeiro banho do seu cachorro em um pet shop. Além do risco que seu animal irá correr de pegar uma doença, já que ainda não recebeu todas as vacinas, essa tende a ser uma experiência muito mais intensa e requer que o cão já tenha sido sociabilizado com várias outras coisas antes de aceitá-la de forma tranquila.

O local a ser escolhido dentro de casa também é importante. Dê preferência ao chão do banheiro ao invés de pias e tanques, assim você evita o risco de o filhote pular e de ficar com medo por ter sido colocado em um local alto e estranho pra ele. O uso de tapetes antiderrapantes também ajuda a dar mais segurança para o cachorro, já que o piso tende a ficar escorregadio com a água e sabão.

 

Controle a temperatura:

O melhor seria escolher um dia quente pra realizar o banho, mas caso isso não seja possível prepare o ambiente do banheiro com um aquecedor. Filhotes tem dificuldade de manter sua temperatura corporal estável, por isso o ambiente e a água do banho não podem estar nem frios nem quentes, o ideal é que estejam no meio termo, ou seja, mornos.

 

Que produtos usar?

Escolha produtos específicos para cães filhotes. A pele do filhote é muito sensível, por isso xampu de cães adultos ou produtos para humanos devem ser evitados. Alguns veterinários dermatologistas recomendam certas marcas de xampus para bebês, só recomendamos essa possibilidade se o veterinário do seu cachorro houver liberado. É também muito importante enxaguar todo o produto antes de finalizar o banho. Verifique se todo o pelo foi molhado, ensaboado e depois enxaguado, algumas pelagens podem ser mais difíceis de molhar completamente e, por consequência, mais difíceis de enxaguar. Resíduos de xampu no pelo e na pele do animal podem causar irritação e coceira.

 

Escove antes:

Ensine o seu filhote a ser escovado antes do dia do primeiro banho. Isso pode ser feito usando uma escova macia, de preferência com pontas arredondadas de plástico. Evite usar rasqueadeiras com pontas de metal sem proteção para acostumar seu animal a ser escovado, elas podem ser muito agressivas para a pele do seu cachorrinho.  Escove o filhote diariamente por períodos curtos, e enquanto escova vá entregando petiscos, pra que ele aprenda a gostar da atividade. Uma vez que ele já tenha se adaptado e a escovação seja algo normal para ele, lembre-se de escová-lo antes do banho. Isso pode evitar que seja difícil de molhar, enxaguar e secar o pelo do seu pet.

 

Apresente o secador ao seu filhote:

É importante que o cachorro tenha um contato positivo com o secador antes do momento do banho.  Um erro comum é só colocar o cão em contato com o secador depois que já foi dado o banho e ele já está molhado. Além de ser muita novidade de uma só vez, caso o seu animal fique com medo (o que é muito provável) já não haverá mais tempo para habituá-lo ao uso do secador. Apresente o secador para o filhote de forma gradual e positiva, dias antes do banho. Você pode ligar o secador e deixar ele no chão enquanto entrega petiscos passa o seu pet, conforme ele se mostrar confortável você pode passar a colocar o secador mais próximo dele, até que ele fique confortável sentindo o jato de vento na própria pele.

Isso pode demorar mais para alguns filhotes, tenha paciência. É mais fácil demorar um pouco a mais para ensinar o seu pet a aceitar e gostar de ser secado com o secador do que permitir que ele passe uma vida de medo de uma coisa que ele terá contato com frequência.  Se seu cachorro estiver com medo, você pode começar ligando o secador em outro cômodo da casa, para que ele se acostume com o barulho enquanto recebe os petiscos e daí ir aproximando aos poucos o filhote do secador conforme ele demonstra estar tranquilo. Caso fique ansioso ou com medo, desligue o secador e tente novamente com uma aproximação mais gradual em outro dia, ou após algumas horas quando o medo já houver passado. O objetivo final é que o cão consiga ficar confortável com o secador apontado para ele durante o tempo que provavelmente seria necessário para secar a sua pelagem.

Lembre-se de que para não queimar ou lesionar a pele do animal é necessário que o secador fique sempre no morno, manter o jato de ar sempre em movimento evitando ficar fixo em um único ponto, e manter uma distância de 30 cm entre a pele do pet e o secador. Em adição, evite também apontar o jato de ar para os olhos e focinho do cão. Uma opção para o uso de petiscos são brinquedos comestíveis de roer, como orelha de boi defumada, casco e chifre de boi.  Eles podem ser dados ao animal enquanto você o seca, mantendo uma associação positiva da experiência com algo que o seu pet gosta.

 

Ainda tem mais!

Gostou das dicas? Então fique de olho que em breve postaremos a segunda parte com mais ideias de como tornar o banho do seu cachorro algo especial, que ele possa curtir e ficar feliz com a chegada ao invés de se esconder toda a vez que te vê carregando toalhas. Promova experiências positivas para o seu filhote e tenha um cão adulto mais equilibrado e feliz!