O PRIMEIRO BANHO DO CÃO – Parte 2

Quer aprender mais sobre como tornar o primeiro banho do seu filhote perfeito? Dando seguimento à nossa ultima postagem, trouxemos mais algumas dicas de como tornar o primeiro banho do cão uma experiência divertida!

 

Prepare algo gostoso para lamber:

Alguns brinquedos e outros objetos podem ser usados para colocar comida em lata para cães e então grudados na parede. Um item que costuma ser útil aqui são aqueles descansos de panela de silicone, como o da foto abaixo:

 

Você pode lambuzar um dos lados em alimento úmido para cães e prender o outro lado no azulejo do banheiro, permitindo que seu pet fique entretido lambendo o alimento enquanto você o banha.

 

Proteja ouvidos e olhos:

Cuide pra não deixar a água entrar nos ouvidos do seu cachorro.  Colocar uma bolinha de algodão nos ouvidos do animal antes de iniciar o banho pode ajudar a evitar que entre água em seus ouvidos, o que poderia causar uma otite. O tamanho da bola de algodão deve ser grande o suficiente pra não ficar presa no canal auditivo do cão e pequena o suficiente pra não cair com facilidade do ouvido. Uma dica é já deixar outro par de bolinhas de algodão pronto e de fácil acesso, pois durante o banho o filhote pode se sacudir e retirar o algodão dos ouvidos. Também é importante evitar jogar a água diretamente no rosto do cachorro. Nesse primeiro banho é indicado lavar apenas até o pescoço e orelhas do pet e limpar o rosto usando um pano úmido. Evite passar o xampu no rosto do cão, além de ser mais difícil de enxaguar depois o xampu pode cair no olho e causar irritações. Na hora de molhar o seu bichinho, comece sempre pelas patas pra ele se acostumar com a sensação da água e vá subindo primeiro na parte posterior do corpo, seguindo até o pescoço.

 

Use várias toalhas:

Você provavelmente vai precisar de 3 toalhas ou mais. Uma será colocada no chão onde você deve levar o seu pet para ser seco. Outra deve ser usada pra secar e enrolar ele ao sair do banho, e a terceira pra tirar o restante da água que a segunda toalha não conseguiu tirar. Caso o banho seja dado dentro do box do banheiro, é interessante deixar que o cachorro se sacuda um pouco antes de levá-lo para fora do box.

 

Prepare tudo antes:

Antes de levar o seu bichinho até o banheiro deixe tudo pronto, confira se pegou tudo que é necessário para o banho. Deixar o filhote molhado chorando enquanto sai pra pegar alguma coisa pode transformar uma experiência positiva em algo ruim. Também lembre-se de fechar a porta do banheiro. A porta aberta, além de trazer uma corrente de ar gelado, pode propiciar que o seu cachorro fuja pela casa todo molhado.

 

Evite perfumes:

Perfumes somente são agradáveis para os humanos. Cães são muito sensíveis a cheiros, pense que a espécie animal que você tem em casa consegue farejar células cancerígenas de humanos! Se você quer ter uma vaga ideia de como é para o seu cão quando você passa perfume nele, abra um frasco grande de perfume importado com um odor que você não goste e derrame ele inteiro sobre você. Ainda seria pouco se comparássemos isso levando em consideração a capacidade olfativa dos nossos amigos caninos. Se não bastasse o cheiro ser desagradável para eles, também pode atrapalhar muito na sua comunicação sensorial com outros cães. Por isso, nada de perfume!

 

Frequência de banhos:

Cães não devem tomar banho com uma frequência maior que 15 dias, com exceção de estarem em tratamento dermatológico ou terem se sujado muito (tipo tendo rolado na lama ou nas fezes de outro animal…). Banhos frequentes podem prejudicar o equilíbrio da pele do cachorro, abrindo caminho para dermatopatias. Na hora de estabelecer a frequência de banhos lembre-se também de não dar banhos logo antes ou em menos de 15 dias após as vacinações, para não correr o risco de atrapalhar a resposta imunológica vacinal do seu filhote.

 

Torne essa experiencia positiva:

Procure falar com uma voz calma com o seu cão e não ter pressa. Forneça petiscos, brinquedos comestíveis de roer e brinquedos recheáveis com comida durante o processo do banho. Faça dessa experiência algo positivo, lembre-se que você está criando uma memória muito importante para o seu filhote. Cachorros entre 1 a 4 meses se encontram no período de sociabilização e tudo que acontece nessa faze de suas vidas pode criar uma memória muito boa ou muito ruim que vai influenciar o seu comportamento na vida adulta. Mostre para o seu melhor amigo que tomar banho pode ser muito divertido e depois tenha o privilégio de conviver com um cão adulto que terá prazer em tomar banho, evitando o sofrimento constante em algo tão frequente na vida de um cachorro.

 

E se meu cão já é adulto e tem medo de tomar banho, o que eu faço?

Embora ensinar o animal a gostar do banho na fase de sociabilização seja muito mais fácil e rápido, é possível tratar adultos que tenham medo de banho. Apesar de poder parecer algo bobo, o banho é uma experiência que o cão terá que passar durante toda a sua vida. Se o seu pet tem medo de banho, isso quer dizer que ele vai sofrer por diversas vezes durante todos os seus anos de vida. Se esse é o caso do seu animal, busque a ajuda de um profissional competente que trabalhe com comportamento canino, nós podemos ajudar!